Sábado – Pense por si

O meu filho está com uma depressão. E agora?

André Rito
André Rito 28 de novembro de 2015 às 11:00

Os primeiros sintomas são físicos: dores de barriga, vómitos e dificuldades respiratórias. Depois vem o isolamento, a tristeza e o silêncio. A doença do século não afecta apenas adultos: há cada vez mais crianças a recorrer à psicoterapia para tratar depressões. A solução envolve pais e professores

Quando terminaram as férias de Verão e chegou o dia de voltar à escola, João, 11 anos, recusou sair de casa. A atitude não foi uma surpresa para os pais que já tinham lidado com o mesmo problema meses antes, no fim do ano lectivo, numa altura em que o filho andava muito ansioso: tinha vómitos, dores de barriga e respirava mal. Inicialmente, pensaram ser stress associado às últimas semanas de escola, desta vez, porém, decidiram procurar a ajuda de uma psicóloga. Diagnóstico: depressão infantil.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.