Sábado – Pense por si

O jornalismo, o cinema e a política: recorde a entrevista a Vicente Jorge Silva

Isabel Lacerda 08 de setembro de 2020 às 10:51

O primeiro diretor do jornal Público morreu na madrugada desta terça-feira aos 74 anos. Leia a entrevista de vida ao jornalista que nunca vez o que realmente queria: cinema. Apesar disso, dizia-se à época da entrevista "bastante pacificado".

Quando alguém lhe pergunta o que é afinal (jornalista, cronista ou cineasta), responde que só se tornou tudo o resto porque nunca pôde fazer o que realmente queria: cinema. Vicente Jorge Silva saiu da Madeira adolescente, por ser demasiado indisciplinado, e manteve durante a sua vida esse inconformismo. Critica abertamente os políticos – Alberto João Jardim "não tem carácter" e José Sócrates acha a imprensa "perversa" – e tem fama de ter um feitio difícil.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.