Sábado – Pense por si

“No meu quarto, só tenho um espacinho para ir até à cama e ao computador”

Rita Garcia 24 de dezembro de 2014 às 12:51

Há quem diga que é um dos maiores teólogos do País. Desde 1992 que assina no Público uma crónica incómoda sobre religião. Tem 80 anos e é frade dominicano. Vai ser homenageado no dia 19 de Setembro na Gulbenkian

Começa a conversa com uma provocação: "Sabes o que são estas entrevistas? Missa de corpo presente." Chama-se Basílio Domingues, mas desde 1953 que todos o conhecem por Frei Bento. Diz que foi nos dominicanos que aprendeu a ser democrata. Escondeu clandestinos, apoiou presos políticos, afrontou a PIDE e esteve fora do País. Foi amigo de Sá Carneiro e Sottomayor Cardia, mas nunca quis ser político. Diz que a sua maior obra foi a teologia com os povos de África e da América Latina e que não pode passar sem dizer o que pensa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.