Morreu José Lemos Ferreira, o general que jurou ter visto um OVNI

Diogo Camilo , Lusa 23 de janeiro de 2020
As mais lidas

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, afirmou ter visto um OVNI durante um treino de navegação noturno de quatro aviões F-84 sob o seu comando, em 1957.

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) general José Lemos Ferreira morreu aos 90 anos, disse hoje à Lusa uma fonte militar.

José Lemos Ferreira
José Lemos Ferreira DR

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, foi também CEMGFA durante cinco anos, entre 1984 e 1989. A 4 de setembro de 1957, tornou-se famoso ao afirmar ter visto OVNI's quando uma esquadrilha de quatro aviões F-84, sob o seu comando, partiu da base aérea da OTA, a fim de realizar um treino de navegação noturna, num exercício conjunto de navegação entre Portugal e a Espanha.

Quando os aviões sobrevoavam a cidade espanhola de Cáceres, encontraram aquilo que o general descreveu como "uma fonte luminosa esférica que de verde passou sucessivamente a amarelo alaranjado e a vermelho. (…) o objeto chegou a passar por debaixo e por detrás da formação", indicou.

José Lemos Ferreira nasceu em Portalegre, em 23 de junho de 1929.

Entrou para o curso de aeronáutica em 1948, frequentou um curso de piloto nos Estados Unidos e desempenhou funções nas bases aéreas de Monte Real e do Montijo. Foi mobilizado para a então chamada Índia Portuguesa, em 1960, e uma década depois estava na Guiné-Bissau, em 1971, já durante a guerra colonial.

No dia do golpe de estado do 25 de Abril de 1974 Lemos Ferreira era chefe de repartição do Estado-Maior da Força Aérea e em 1975 é nomeado subchefe do Estado-Maior da Força Aérea para o Pessoal.

No 25 de Novembro, movimento militar que pôs fim ao período revolucionário, esteve da Região Militar Norte, do lado dos "moderados", com outro militar, Pires Veloso, numa altura em que vários líderes políticos, como Mário Soares, optaram por deslocar-se para o Porto.

Em novembro de 1989, com o fim da sua carreira militar, foi presidente do Conselho de Gerência na Aeroportos e Navegação Aérea (ANA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais