Sábado – Pense por si

Maria, a bolacha aristocrata do povo

Susana Lúcio
Susana Lúcio 30 de abril de 2024 às 23:00

Foi criada para celebrar um casamento real na corte britânica, mas tornou-se popular no mundo inteiro. Em Portugal, foi produzida na Madeira e tornou-se símbolo de prosperidade em Espanha.

Se tem no armário um pacote de bolachas Maria, saiba que no outro lado do planeta, no Japão, bolachas iguais aguardam para serem trincadas. É assim também na China, na Índia, na Turquia, na África do Sul, na Holanda, na Venezuela e em Espanha, para enumerar alguns países onde são rainhas. É um mistério como é que um biscoito simples, confecionado apenas com farinha de trigo, óleo, açúcar e extrato de baunilha, conquistou paladares de culturas tão diferentes. Mais ainda, quando no país onde foram criadas estão longe de ser as preferidas. A história poderá explicá-lo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro