Sábado – Pense por si

Luís Montez: tempos difíceis para o pai dos festivais

Raquel Lito
Raquel Lito 17 de junho de 2025 às 07:00

Ao fim de 28 anos, o Festival Sudoeste está ausente do calendário de Verão: o recinto da Costa Vicentina é agora um deserto. Na edição anterior, teve um prejuízo avultado e o dono da promotora do evento, Música no Coração, precisa de um grande patrocinador para retomá-lo em 2026. Será que vai conseguir? Veja os vídeos.

Onde havia um parque de diversões para jovens – com quatro palcos e uma roda gigante ao meio –, hoje há um deserto. Pontuado por um ou outro pinheiro bravo e zambujeiro, o terreno de 50 hectares da Zambujeira do Mar (Odemira) só tem a presença de ovelhas e dos carros que ali passam, na reta da estrada nacional 393-1. Desde 1997 que a Herdade da Casa Branca estava no mapa dos festivais de verão, aguentou-se com mais ou menos dificuldades até 2024, altura em que o pai do evento, Luís Montez, fez a edição de despedida, de 7 a 10 de agosto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.