Sábado – Pense por si

Jan-Werner Müller: “A vitória de Trump não foi um triunfo do populismo”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 30 de março de 2018 às 15:00

Professor do departamento de política da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, desde 2005 é autor de diversos livros e colaborador de jornais como o Frankfurter Allgemeine ou o The Guardian. A sua última obra, O que é o Populismo?, foi recentemente publicada em Portugal.

O mais recente livro de Jan-Werner Müller,O que é o populismo?, foi lançado em Abril de 2016. Mas após o Brexit e com o aproximar das eleições americanas em Novembro do ano passado, a obra do politólogo, nascido na Alemanha em 1970, ganhou expressão e tornou-se uma leitura fundamental para compreender a política mundial. Depois de traduzido para inglês, foi editado em mais 13 línguas e no final de Julho chegou a Portugal (Texto Editores). Nesta entrevista – dada por email por estar em viagem – fala de Donald Trump, do Brexit e da confusão de conceitos que pode levar a classificar André Ventura como populista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.