Sábado – Pense por si

Imprimir casas de cimento em menos de 24 horas? É possível

Dina Arsénio 16 de junho de 2018 às 08:00

Uma impressora de 3D que promete fazer T2 em menos de 24 horas está a chegar a países menos desenvolvidos. Custa pouco mais de 5 mil euros e em 2019 vai construir 100 apartamentos.

Tem uma área de 35 m2 com quarto, sala, casa de banho e alpendre. Foi construída durante uma tempestade, com vento forte, em apenas 48 horas num bairro em Austin, no Texas. Como? Através da impressora Vulcan, que imprime em 3D utilizando cimento em vez de plástico, colocando camada sobre camada. O conceito não é novo – as impressoras 3D foram inventadas nos anos 80 –, mas pela primeira vez construíram casas de cimento com um objectivo: ajudar os mais de 1,2 mil milhões de pessoas sem habitação adequada nos países em desenvolvimento, segundo indica um relatório de 2017, do World Resources Institute.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres