Sábado – Pense por si

George Oxley: “Dois terços das alterações climáticas são culpa da agricultura”

Maria Talavera 04 de março de 2018 às 08:00

Biólogo, gourmet e especialista em solo, o britânico observa que existem na Europa 7.000 variedades de plantas silvestres e que há 4.000 comestíveis. Não é só isso: há mil que, além do mais, ele considera absolutamente deliciosas.

O nosso encontro com o biólogo e gourmet George Oxley acontece no Parque Natural da Serra de Collserola, uma espécie de oásis no meio da área metropolitana de Barcelona. Está com a mulher, a fotógrafa e designer Diana Ubarrechena, que juntamente com Gérard Ducerf, o etnobotânico mais famoso de França, colaborou com Oxley para escrever o livro em edição digital Manifesto Glutão das Plantas Silvestres Comestíveis, um guia de 240 receitas de cozinha com plantas silvestres, mas também carne e peixe, reunidas em 58 capítulos que incluem a sua história e as propriedades medicinais, corroboradas pela ciência. Além disso, em 117 fichas fotográficas, são dadas as chaves de identificação essenciais para reconhecer as plantas, o que curam, como, onde e quando as encontrar e colher.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.