Sábado – Pense por si

George Oxley: “Dois terços das alterações climáticas são culpa da agricultura”

Maria Talavera 04 de março de 2018 às 08:00

Biólogo, gourmet e especialista em solo, o britânico observa que existem na Europa 7.000 variedades de plantas silvestres e que há 4.000 comestíveis. Não é só isso: há mil que, além do mais, ele considera absolutamente deliciosas.

O nosso encontro com o biólogo e gourmet George Oxley acontece no Parque Natural da Serra de Collserola, uma espécie de oásis no meio da área metropolitana de Barcelona. Está com a mulher, a fotógrafa e designer Diana Ubarrechena, que juntamente com Gérard Ducerf, o etnobotânico mais famoso de França, colaborou com Oxley para escrever o livro em edição digital Manifesto Glutão das Plantas Silvestres Comestíveis, um guia de 240 receitas de cozinha com plantas silvestres, mas também carne e peixe, reunidas em 58 capítulos que incluem a sua história e as propriedades medicinais, corroboradas pela ciência. Além disso, em 117 fichas fotográficas, são dadas as chaves de identificação essenciais para reconhecer as plantas, o que curam, como, onde e quando as encontrar e colher.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.