Sábado – Pense por si

Família portuguesa de sete ficou mais de 30 horas sem eletricidade: "É o Texas, é o que é"

Mariana Branco
Mariana Branco 23 de fevereiro de 2021 às 14:00

A viver em Austin com cinco filhos, dos 5 meses aos 5 anos, a fotógrafa Maria Pereira dos Santos foi uma das afetadas pela vaga de frio que se fez sentir no Texas e que colapsou as redes de energia.

Preparavam-se para viajar para Porto Rico quando o frio lhes trocou as voltas. Tal como aconteceu a milhões de outras pessoas, Maria Pereira dos Santos e a família – tem cinco filhos: o mais novo com 5 meses e o mais velho com 5 anos – ficaram sem eletricidade e sem água na sua casa de Austin, no Texas, depois de as redes de energia terem colapsado por sobrecarga devido às baixas temperaturas que se fizeram sentir. Foram mais de 30 horas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.