Andrew Salgueiro Maia tem um teste de ADN que prova quem é o seu pai, mas o Tribunal alega que esgotou os prazos legais.
Um homem de 40 anos luta desde 2013 para ser reconhecido pela Justiça portuguesa como filho do Capitão de Abril Salgueiro Maia. Andrew Salgueiro Maia nasceu nos Estados Unidos, país onde em 2008 mudou os seus apelidos. Afinal, o Instituto de Medicina Legal de Lisboa realizou um teste de ADN que comprovou haver 99,9% de probabilidades de Fernando José Salgueiro Maia ser o pai de Andrew, relata a SIC.
Direitos Reservados
Porém, em Portugal, o Tribunal de Santarém não aceitou a prova de ADN como razão para reconhecer Salgueiro Maia como pai de Andrew por se terem esgotado os prazos legais, apesar de haver decisões do Supremo Tribunal e do Constitucional em sentido contrário.
A mãe de Andrew Salgueiro Maia conheceu o Capitão de Abril em 1977. Ela emigrou para os EUA e relacionaram-se em 1984, nos Açores, quando ambos eram ainda casados. Andrew nasceu meses depois desse encontro. Em 2007, ela revelou a verdade ao filho.
Agora, Andrew contratou um especialista de forma a poder apresentar um novo recurso junto da Justiça.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.