Sábado – Pense por si

Emigrantes na Suíça revoltados com as restrições

Sofia Oliveira com Vanda Marques 03 de dezembro de 2021 às 08:00

Portugal entrou na lista de países de risco da Suíça - agora é obrigatório uma quarentena de 10 dias no regresso. Muitos portugueses já tinham viagens marcadas e até já criaram uma petição para alterar a situação.

Patrick Dias está revoltado com as novas medidas impostas na Suíça a quem queira viajar para Portugal. "Esta decisão foi muito drástica. Agora é uma altura de festas e fica tudo suspenso?" Patrick marcou o voo para Portugal com antecedência para chegar no dia 24 de dezembro e poder encontrar os seus familiares que não vê há um ano. Com 36 anos, o emigrante vive com a mulher e o filho na Suíça e até já criou uma página no Facebook para ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo. Conta que tem recebido muitas mensagens com dúvidas e receios desde que se soube da notícia. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.