Sábado – Pense por si

Como o terrorismo assusta as crianças

Susana Lúcio
Susana Lúcio 27 de dezembro de 2015 às 10:00

Há quem se recuse a viajar de avião, entrar em restaurantes ou ir ao teatro. Sim, os miúdos também têm medo dos atentados. Saiba como pode ajudar a sossegá-los

"Mãe, não quero ir a Roma por causa dos terroristas." Foi o que Leonor, de 8 anos, disse à mãe quando soube que 130 pessoas tinham sido mortas em Paris. A poucas semanas de ir de férias com a família, a criança estava com medo de morrer na capital italiana. "Ela não viu as imagens que passaram nas televisões, mas apercebeu-se de alguma coisa pelas nossas conversas. Depois, ouviu na televisão que Londres e Roma seriam os próximos alvos e ficou em pânico", conta a mãe, Filipa Calvinho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.