Sábado – Pense por si

Aí está o último Star Wars: a viagem chega ao fim

Rita Bertrand 18 de dezembro de 2019 às 17:17

Os fãs fazem apostas. Rey será mesmo filha de anónimos ou a reencarnação de um antigo Jedi? Poderá Kylo Ren redimir-se? A galáxia sobreviverá? Veja o vídeo que explica toda a saga de George Lucas

Foi um filme rodado sob pressão. J. J. Abrams, recomendado por Steven Spielberg, assinou o contrato com a Disney, que em 2012 comprou a George Lucas os direitos de todo o universoStar Wars, para a trilogia cronologicamente a seguir aos três episódios originais, assumindo os comandos do sétimo,O Despertar da Força, estreado em 2015, e comprometeu-se logo a entregar um novo capítulo em dezembro de 2017 e outro, a finalizar a saga de ficção científica mais longa de sempre, dois anos depois. Chamou Rian Johnson, com provas dadas em Looper, para realizar o oitavo,Os Últimos Jedi, mas assumiu que, apesar de saber que o prazo era escasso para acertar o guião, filmar, combinar a ação real e os efeitos especiais e fazer a montagem, só ele, apaixonado pela saga desde a infância e cheio de ideias para a continuar, poderia assinar o final, em estreia mundial no dia 19.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.