Sábado – Pense por si

Adrian Cadbury, dos chocolates à corporate governance (1929-2015)

Dulce Neto
Dulce Neto 11 de setembro de 2015 às 13:39

Fez de um negócio familiar de chocolates um império global. Mas fez mais. Este gentleman quaker e guloso tornou-se numa referência mundial da gestão com o seu código de boas práticas nas empresas

Se estas palavras tivessem sabor, seria o do chocolate. Não o do popular Dairy Milk, mas sim o dos bombons Milk Tray ou o da barra Time Out, ambos da Cadbury. Os primeiros, porque foi assim que Adrian Cadbury começou a sua carreira na fábrica familiar em Bournville, na Inglaterra, em 1952. O diploma em Economia do reputado King’s College, de Cambridge, não o isentou de passar por várias secções na Cadbury Brothers, onde teve até de pintar à mão as caixas de Milk Tray. Aí aprendeu uma das maiores lições da sua vida: "A ouvir, a aprender, a conhecer e a trabalhar em conjunto".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.