Sábado – Pense por si

A tatuadora que devolve a identidade às sobreviventes de cancro de mama

Lucília Galha
Lucília Galha 29 de outubro de 2021 às 08:00

Há seis anos que Mariza Seita reconstrói mamilos de mulheres que fazem mastectomia total ou parcial, sem cobrar nada. Acredita que as ajuda a fechar um ciclo. Já tatuou uma mulher de 80 anos e outra de 50 que queria voltar a fazer topless na praia. Outubro é o mês de prevenção do cancro da mama.

Estava nervosa e disse-lhe: "Vou fazer, mas não sei se isto vai correr bem." A resposta tranquilizou-a: "Mariza, eu não tenho medo, qualquer coisa que faça é melhor do que tenho agora." A verdade é que acabou por correr bem, tão bem que Mariza Seita descobriu ali, naquele momento, aquilo que acredita ser uma missão: "Nasci para oferecer este serviço às pessoas".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.