Sábado – Pense por si

A rotina durante o combate às chamas. "O descanso é feito em locais improvisados"

Gabriela Ângelo com Ana Bela Ferreira 21 de setembro de 2024 às 10:00

Na última semana, o norte e centro do País enfrentou os piores incêndios desde 2017. A SÁBADO falou com um comandante cujas equipas estiveram nas frentes do incêndio de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

Mais de cinco mil operacionais combateram 131 fogos no continente português, na segunda-feira passada. Os incêndios mais ferozes concentraram-se nas regiões norte e centro do País, com as chamas a terem início em Sever de Vouga no domingo passado e, um dia depois, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis também estavam a lutar contra o fogo. Entre esses operacionais esteve a equipa de Marco Martins, bombeiro e comandante da corporação de Óbidos, que partilhou com a SÁBADO como se organiza uma missão deste género e como vivem os bombeiros no terreno.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.