Sábado – Pense por si

A fábrica mais poluente do mundo

Susana Lúcio
Susana Lúcio 31 de dezembro de 2023 às 10:00

A refinaria sul-africana Secunda, que transforma carvão em petróleo, emite mais gases de efeito de estufa do que Portugal inteiro. Mas há planos para descarbonizar.

A paisagem industrial não engana. Várias torres metálicas alimentam chamas quase eternas, grandes chaminés emitem fumos brancos e uma, estreita, com mais de 300 metros de altura, lança poluentes que se espalham por centenas de quilómetros de distância. É aqui, na província de Mpumalanga, África do Sul, que está instalada a fábrica mais poluente no mundo. Secunda, como se chama, é também a maior refinaria transformadora de carvão em petróleo do planeta e foi por isso que em 2023 emitiu 65 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Muito mais do que as 42 milhões de toneladas produzidas por Portugal em 2021.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro