Sábado – Pense por si

A fábrica mais poluente do mundo

Susana Lúcio
Susana Lúcio 31 de dezembro de 2023 às 10:00

A refinaria sul-africana Secunda, que transforma carvão em petróleo, emite mais gases de efeito de estufa do que Portugal inteiro. Mas há planos para descarbonizar.

A paisagem industrial não engana. Várias torres metálicas alimentam chamas quase eternas, grandes chaminés emitem fumos brancos e uma, estreita, com mais de 300 metros de altura, lança poluentes que se espalham por centenas de quilómetros de distância. É aqui, na província de Mpumalanga, África do Sul, que está instalada a fábrica mais poluente no mundo. Secunda, como se chama, é também a maior refinaria transformadora de carvão em petróleo do planeta e foi por isso que em 2023 emitiu 65 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Muito mais do que as 42 milhões de toneladas produzidas por Portugal em 2021.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.