Sábado – Pense por si

A escuta em que Salazar apanhou a fundadora da Cáritas a dizer mal do Patriarca

Pedro Jorge Castro 09 de abril de 2017 às 08:00

Uma semana antes de ser demitida, em 1965, Fernanda Jardim ligou para a embaixada do Vaticano em Lisboa e disse que desprezava o cardeal Cerejeira. Leia a transcrição do telefonema escutado pela PIDE

Eram 15h45 do dia 25 de Setembro de 1965 quando Fernanda Jardim, a beata que fundou e dirigiu a Cáritas portuguesa durante mais de 20 anos, telefonou ao monsenhor Rotunno, da Nunciatura Apostólica. Não imaginaria que a PIDE estaria a escutar todos os telefonemas recebidos no edifício de representação do Vaticano em Lisboa, uma espécie de embaixada do Papa em Portugal. Salazar leu a transcrição da conversa cinco dias depois e fez vários sublinhados, como se vê na documentação consultada pela SÁBADO na Torre do Tombo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.