Sábado – Pense por si

Os rituais secretos dos mórmons

André Rito
André Rito 14 de outubro de 2019 às 20:41

Nos EUA são uma das religiões mais poderosas. Em Portugal já contam com 42 mil membros. Não fumam, não bebem, nem têm sexo antes do casamento. E castigam quem viola as regras. Inspirados na Maçonaria, só os “mais dignos” podem entrar nos seus templos. Lisboa passou a contar com um em setembro.

No dia em que a SÁBADO a entrevistou pela primeira vez, em 2016, Inês Caldeira, então com 19 anos, estava a dois dias de partir para São Paulo, no Brasil, para realizar um sonho há muito aguardado: a missão. Estudante de Psicologia, congelou o curso para passar seis dias por semana a difundirO Livro do Mórmon. Durante um ano e meio falou com a família apenas uma vez por semana, por email, e viveu exclusivamente para a evangelização. Agora está prestes a cumprir outro sonho: ela e o namorado vão ser os primeiros a fazer o "selamento" - o matrimónio dos mórmons - no novo templo de Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.