Sábado – Pense por si

Prendas oferecidas e recebidas do Vaticano

Vera Moura 11 de maio de 2017 às 20:49

O cordeiro de esferovite, o coche romano... e um elefante. Estes são apenas alguns dos presentes já oferecidos e recebidos do Vaticano

Em 1715, o Papa Clemente X enviou ao Rei de Portugal, D. João V, por motivo do nascimento do seu herdeiro, um coche de gala. Lá dentro estavam as faixas bentas destinadas ao baptizado de D. José I, especialmente abençoadas pelo Sumo Pontífice. Este coche luxuoso conserva-se ainda hoje no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e é conhecido pelo nome de Coche Romano. Não foi a única prenda valiosa que Portugal recebeu da Santa Sé ao longo da História. E também os portugueses ofereceram objectos emblemáticos aos diferentes Papas: do tempo dos Descobrimentos às visitas a Fátima. Alguns não têm mais do que valor sentimental, outros foram encomendas especiais em prata, ouro, cristal e pedras preciosas. Mas o presente mais excêntrico que Portugal mandou para Roma foi um elefante, chamado Hanno, há mais de 500 anos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.