Secções
Entrar

"Há novos muros a serem erigidos." Tolentino de Mendonça substitui Papa em missa

Leonor Riso 16 de fevereiro de 2025 às 12:36

O cardeal português celebrou uma missa em que alertou para os "novos muros a serem erigidos" e mencionou que os artistas "são chamados a construir pontes, a criar espaços para o encontro e o diálogo".

O cardeal português Tolentino de Mendonça celebrou este sábado a missa na Basílica de São Pedro, em substituição do Papa Francisco, que se encontra hospitalizado. As primeiras palavras do prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação foram para Francisco: "O nosso primeiro pensamento é para o Papa. Rezamos pela sua saúde, agradecendo pela visão e apoio que nos dá sempre."

Durante a missa, Tolentino de Mendonça disse que "vivemos num tempo em que novos muros estão a ser erigidos, quando as diferenças se tornam um pretexto para a divisão em vez de uma oportunidade para o enriquecimento mútuo". "Mas vós, homens e mulheres do mundo da cultura, são chamados a construir pontes, a criar espaços para o encontro e o diálogo, para iluminar mentes e aquecer corações", frisou.

O Papa Francisco pediu desculpa por não ir à missa dirigida aos artistas. Encontra-se hospitalizado para tratar a bronquite. "Gostaria de ter estado entre vós mas, como sabem, estou aqui no hospital Gemelli porque ainda preciso de alguns tratamentos para a minha bronquite. Obrigado pelo carinho, pelas orações e pela proximidade com que me estão a acompanhar nestes dias, e gostaria de agradecer aos médicos e profissionais de saúde deste hospital pelos seus cuidados."

1 de 5
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia


"Convido todos a continuar a rezar pela paz na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel e em todo o Médio Oriente, no Myanmar, no Quivu [região do Congo] e no Sudão", terminou.

Na quarta-feira, 12, o Papa, de 88 anos, foi obrigado a interromper a leitura da catequese durante a Audiência Geral no Vaticano, devido à bronquite.

Francisco luta há muito tempo contra problemas de saúde, incluindo longos episódios de bronquite.

Usa andarilho ou bengala para se movimentar pelo seu apartamento e recentemente caiu duas vezes, magoando o braço e o queixo.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela