Podridão cerebral ou entretenimento? Eis os prémios TikTok britânicos
Entre os vencedores está um homem que cria vídeos de limpeza de piscinas, uma dupla de viajantes ou uma mulher que faz pickles caseiros, mas também há quem ensine história ou experiências químicas.
Setenta e dois criadores de conteúdo do Reino Unido e Irlanda juntaram-se na noite de terça-feira para a primeira gala de prémios do TikTok. Em competição estavam doze categorias, como moda, viagens, gastronomia e educação.
Entre os vencedores está o homem que cria vídeos satisfatórios de limpeza de piscinas, uma dupla de viajantes e uma mulher que faz pickles caseiros. Entre os presentes somavam-se 101 milhões de seguidores pelo que a noite foi cheia de momentos para fotografias, com vários dos criadores de conteúdos atualizarem as suas redes quase ao minuto.
O prémio de criadora do ano foi dado a Kyra-Mae Turner, de 22 anos, conhecida pelos seus vídeos de lifestyle, onde partilha sobretudo vídeos de "férias" e "prepare-se comigo". Depois de receber o prémio, partilhou esperar que "as pessoas tirem algo positivo" do seu conteúdo. "É incrível quando as pessoas dizem que as ajudei a sentirem-se mais confiantes em viagens sozinhas ou com os seus corpos", afirmou.
"A minha vida mudou depois de fazer uma conserva de pepino", contou Maddi Neye-Swift à BBC depois de receber o prémio de criadora de conteúdos de gastronomia no ano. "Estava desempregada quando comecei uma série sobre coisas que cozinho, esse vídeo aleatório de mim a fazer pickles de pepino simplesmente tornou-se viral. Da noite para o dia, teve dez milhões de visualizações, foi uma loucura."
Entre os criadores de conteúdos as opiniões sobre como lidam com o público dividiram-se, enquanto Maddi referiu que fica "sempre nervosa" e Katie Kennedy, thehistorygossip, que bloqueou os "amigos, familiares e todos as pessoas que conhecia porque estava com muita vergonha", outros referiram que se sentem muito confiantes.
Apesar da vergonha, Katie Kennedy considera que o trabalho que realiza atualmente de vídeos sobre história, é "recompensador".
Iain Ward recebeu o prémio voz pela mudança. Iain tem 31 anos e foi diagnosticado com cancro cerebral terminal no ano passado. Tem utilizado as suas redes sociais para arrecadar dinheiro para instituições de caridade completando desafios, como o de correr sete maratonas em sete dias.
Miles Laflin, conhecido como The Pool Guy, recebeu o prémio de criador de conteúdo de alta qualidade do ano. O homem de 34 anos tem 15 milhões de seguidores no TikTok, onde partilha vídeos a retirar lixo de piscinas para depois usar uma máquina de alta pressão para as limpar e restaurar.
O influenciador referiu que não acredita que os seus vídeos possam ser prejudiciais para os seus seguidores, ou que tenha qualquer impacto na deterioração do estado mental devido ao consumo excessivo de conteúdo online, porque "as pessoas aprendem alguma coisa". "Na realidade algumas pessoas mandam-me mensagens a dizer que aprendem muito, mas até as pessoas que não têm piscina adoram ver o quão gratificante é ter algo limpo."
Ayame, uma das nomeadas para o prémio de criadora do ano referiu que estar ligada ao conceito de podridão cerebral "é um elogio, não um insulto". Os seus vídeos envolvem reações a objetos serem esmagados, pelo que Ayame afirma: "Se eu sou uma rapariga com o cérebro podre, então podemos apodrecer juntas".
Edições do Dia
Boas leituras!