Secções
Entrar

Morreu atriz de teatro e cinema Célia de Sousa aos 74 anos

24 de fevereiro de 2019 às 22:37

Atriz de teatro, cinema e televisão nascida em 1945, Célia de Sousa entrou com 19 anos para o Conservatório Nacional.

A atriz Célia de Sousa faleceu na sexta-feira, aos 74 anos, num hospital de Lisboa, indicou hoje à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde residia há alguns anos.

Atriz de teatro, cinema e televisão nascida em 1945, Célia de Sousa entrou com 19 anos para o Conservatório Nacional, e em 1964 foi convidada a participar na peça "A Traição Inverosímil", no Teatro da Trindade.

Fez teatro radiofónico na Emissora Nacional e folhetins no Rádio Clube Português, e trabalhou também na televisão em filmes como "No Limiar da Descoberta" (1965), dirigido por Pedro Martins, ou "Trilogia das Barcas" (1969), de Artur Ramos.

Em 1968 estreou-se no cinema, ao participar no filme "Estrada da Vida", de Henrique Campos, e mais tarde fez pequenos papéis nas séries "Diário de Maria" (1999) e "Velhos Amigos" (2011).

No teatro fez peças como "Traição Inverosímil" (1964) no Teatro da Trindade, "O Impostor Geral (1965) no Teatro Villaret, "Lisboa é Sempre Mulher" (1968) no Teatro Monumental, ou "O Jovem Mentiroso" (1968) no Teatro Laura Alves.

Trabalhou com Raul Solnado, Florbela Queiroz, Ruy de Carvalho, Nicolau Breyner, Manuela Maria, entre outros atores.

Afastou-se da vida artística e viveu os últimos anos na Casa do Artista, foi casada com Carlos Miguel, de quem teve uma filha.

Faleceu no Hospital onde estava há algum tempo, e doou o seu corpo à ciência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela