Secções
Entrar

Itália proíbe o uso dos telemóveis na sala de aula

Leonor Riso 23 de dezembro de 2022 às 16:08

Regra é reforçada por uma circular do Ministério da Educação, que se apoia num documento que compara os smartphones à cocaína.

O ministro da Educação de Itália aprovou uma circular em que proíbe os alunos de usar o telemóvel dentro da sala de aula. O documento assinado por Giuseppe Valditara reúne indicações acerca do uso de telemóveis e dispositivos semelhantes na sala, considerando que se trata de "um elemento de distração do próprio aluno e dos outros e de uma falta de respeito face aos professores, a quem é prioritário devolver autoridade". 

A circular, que considera que "distrair-se com os telemóveis não permite acompanhar as aulas de forma proveitosa", não introduz castigos caso a regra não seja cumprida. "Com a circular não introduzimos sanções disciplinares, mas apelamos ao sentido de responsabilidade. Convidamos as escolas a garantir o respeito pelas regras em vigor", adianta o Ministério. Em novembro, o ministro da Educação indicou em entrevista que os telemóveis podiam ser deixados à entrada ou fora da sala de aula. 

O uso dos telemóveis é permitido, caso seja para finalidades didáticas. De acordo com a imprensa italiana, muitos alunos já desligavam o telemóvel à entrada da aula, mas é difícil aplicar a regra porque exige a verificação aluno a aluno. É desde 2007 que o aparelho não pode ser usado pelos alunos nas salas italianas, mas agora a proibição é reforçada. Antes, cabia aos diretores decidir sobre a regra. 

Um documento que acompanha esta circular adianta que ossmartphonescausam "a perda progressiva de faculdades mentais essenciais". 

"Não difere em nada da cocaína", indica o documento: "Tem as mesmas implicações químicas, neurológicas, biológicas e psicológicas." Por isso, desencoraja o uso dos smartphones por parte dos menores de 14 anos, a impedir a inscrição nas redes sociais para menores de 13 anos, a proibir os telemóveis na sala de aula e a encorajar a ler livros, a escrever à mão e a exercitar a memória. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela