Icebergue provoca morte de 150 mil pinguins na Antártida
Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia morreram desde que um icebergue gigante encalhou na Antártida, colocando estes pinguins demasiado distantes da zona onde conseguiriam procurar alimento, segundo um estudo científico
Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia morreram desde que um icebergue gigante encalhou na Antártida, colocando estes pinguins demasiado distantes da zona onde conseguiriam procurar alimento, segundo um estudo científico.
A colónia desta espécie de pinguins vive no Cabo Denison, situado na baía de Commonwealth, no leste da Antártida. O icebergue B09B com 100 quilómetros quadrados – superfície quase equivalente à da cidade de Paris – encalhou na baía de Commonwealth em Dezembro de 2010.
Em Fevereiro de 2011, a população de pinguins-de-Adélia era de cerca de 160 mil, mas a chegada do icebergue forçou os pinguins a percorreram mais 60 quilómetros para chegarem ao local onde encontram alimento, o que veio dificultar o processo de reprodução.
Em menos de seis anos, a comunidade desceu dos 160 mil para 10 mil , segundo os investigadores, daqui a 20 anos esses pinguins podem estar extintos se o icebergue se mantiver no local. A única hipótese de sobrevivência é a gigantesca camada de gelo deslocar-se ou "o gelo entretanto criado se desfaça".
Edições do Dia
Boas leituras!