Secções
Entrar

Há mais de 18.600 cães perigosos e só 300 donos têm formação obrigatória

08 de agosto de 2018 às 09:37

Desde o início do ano, a GNR elaborou 193 contra-ordenações e a PSP outras 670 por não cumprimento da legislação sobre cães perigosos e potencialmente perigosos.

Mais de 18.600 cães perigosos e potencialmente perigosos estão registados em Portugal, mas pouco mais de 300 pessoas receberam formação para poderem ter estes animais e apenas oito treinadores de cães perigosos foram certificados pelas autoridades.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

De acordo os dados disponibilizados à agência Lusa pelas autoridades, a PSP formou 177 detentores de cães perigosos e a GNR outros 126.

Segundo as alterações introduzidas à lei em 2013, apenas as pessoas com formação específica podem ter cães perigosos (com histórico de violência) ou potencialmente perigosos (devido às suas características físicas).

Apesar de a lei dizer que a GNR e a PSP são as entidades competentes para certificar os treinadores de cães perigosos e para dar a formação exigida aos detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos, os valores a pagar pela formação só ficaram definidos no ano passado, o que atrasou todo o processo formativo.

Os dados a que a agência Lusa teve acesso indicam que a GNR certificou apenas cinco treinadores nos cursos que ministrou e a PSP formou três.

Desde o início do ano, a GNR elaborou 193 contra-ordenações e a PSP outras 670 por não cumprimento da legislação sobre cães perigosos e potencialmente perigosos, desde a falta de açaimo/trela/peitoral à falta de seguro, passando por irregularidades na vacinação e nas licenças necessárias.

De acordo com os dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), no início do mês de Agosto estavam activos 18.678 registos de cães potencialmente perigosos (17.130) e perigosos (1.548). Os registos considerados "activos" pela DGAV são os que não têm data de morte do animal averbada.

No total, a DGAV tem ativos mais de um milhão (1.036.797) de registos de cães em Portugal.

A lista dos cães perigosos inclui a raçarottweiler, o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier, ostaffordshire terrieramericano, ostaffordshire bull terriere otosa inu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela