Secções
Entrar

Descobre-se hoje qual é a Palavra do Ano

04 de janeiro de 2017 às 08:54

Votação online decorreu até ao fim de Dezembro. Iniciativa é organizada pela Porto Editora

O vocábulo escolhido como a Palavra do Ano é hoje divulgado, numa cerimónia na Biblioteca Municipal de Loures, pela Porto Editora, que organiza a iniciativa.

Avotação online para a escolha da Palavra do Ano, a partir de uma lista de dez vocábulos decorreu de 1 a 31 de Dezembro.

"Brexit", "campeão", "empoderamento", "geringonça", "Humanista", "microcefalia", "parentalidade", "presidente", "turismo" e "racismo" constituem a lista de palavras sujeitas a votação.

Durante o mês de Dezembro, segundo fonte da organização, as palavras "geringonça" e "campeão" foram sempre liderando as intenções de voto dos cibernautas.

A escolha da Palavra do Ano iniciou-se em Maio do ano passado, acolhendo sugestões de cibernautas, num processo que passou sobretudo pelo estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora.

Esta é a oitava edição da Palavra do Ano, em Portugal e, pela primeira vez, decorreu também em Angola e Moçambique, cujos resultados só serão conhecidos em meados deste mês.

As palavras eleitas nas edições anteriores foram "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014) e "refugiado" (2015).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela