Secções

Câmara de Amares atribui "medalha de ouro" a António Variações

12 de agosto de 2019 às 18:18

A Câmara de Amares decidiu atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal. A medalha é atribuída no ano em que Variações faria 75 anos.

A Câmara de Amares, no distrito de Braga, decidiu esta segunda-feira atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, aAntónio Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.

A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações "orgulha e envaidece" o concelho, "projecta" o município e "gratifica" as suas gentes.

António Variações nasceu em Fiscal,Amares, em 3 de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de Junho de 1984.

A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.

"De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação", refere ainda a proposta.

Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser "um nome acarinhado e recordado com saudade" no panorama musical nacional.

"As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos", lê-se ainda na proposta.

Na reunião de hoje, a Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.

"Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre", refere a proposta.

Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

"Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares", acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela