Secções
Entrar

Barcelona regista o dia mais quente de sempre

Luana Augusto 31 de julho de 2024 às 22:39

A segunda maior cidade de Espanha atingiu na terça-feira os 40ºC. O último recorde havia sido estabelecido há 42 anos, quando o país registou os 39,8ºC.

O dia 30 de julho de 2024 veio para ficar registado para a história climática espanhola. Barcelona bateu recordes nas temperaturas, e na passada terça-feira registou o dia mais quente de todos os tempos. 

REUTERS/Jon Nazca

A segunda maior cidade de Espanha atingiu os 40ºC, e conseguiu assim bater o recorde estabelecido há 42 anos, quando registou temperaturas máximas de 39,8ºC, de acordo com a agência meteorológica espanhola AEMET.

Contudo, as altas temperaturas prometem não ficar por aqui. A previsão era que chegassem aos 43ºC, em algumas partes do país, ainda esta quarta-feira.

As altas temperaturas que têm atingido toda a Espanha, entretanto, já levaram a Proteção Civil espanhola a elevar o nível de alerta para vermelho. No início desta semana, um incêndio em Benasau, na região leste de Valência, forçou os serviços de emergência a retirarem vários habitantes das suas casas, por precaução, enquanto um outro, na província de Cuenca, já queimou mais de 1.500 hectares de vegetação, desde terça-feira. Ambos os incêndios foram qualificados como graves.

A intensidade e a frequência das ondas de calor, que trazem temperaturas recorde, devem-se às alterações climáticas, segundo o World Weather Attribution, uma colaboração académica que estuda a atribuição dos eventos extremos e os cálculos do impactos das mudanças climáticas.

Só este ano, já morreram no Egito 530 pessoas, segundo indicaram fontes médicas locais à agência de notícias Reuters. Até 2050 calcula-se que ocorram cerca de 14,5 milhões de mortes, devido às alterações climáticas, revela o relatório Avaliação do impacto das alterações climáticas na saúde humana

"A Europa está a aquecer duas vezes mais rapidamente que os outros continentes e ainda mais rápido do que os modelos climáticos preveem", explicou Mariam Zachariah, investigadora do Grantham Institute, no Imperial College, em Londres, em declarações à Bloomberg.

Londres também bateu recordes

Londres também já bateu o recorde do dia mais quente do ano até ao momento. Na terça-feira, a cidade registou a temperatura máxima de 32ºC, apontou o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, Met Office.

A Capital da Inglaterra encontra-se agora sob aviso amarelo. Para esta quarta-feira, além da onda de calor, estavam previstas trovoadas, fortes inundações e cortes de energia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela