Sábado – Pense por si

Sustentabilidade e bom senso: pescar bacalhau na Islândia

Ágata Xavier 11 de maio de 2018 às 07:00

A SÁBADO acompanhou o trabalho de uma embarcação islandesa que leva o selo azul (a garantia de práticas de pesca sustentáveis). Leia a reportagem

Pelas 7h, o Erling saía do porto de Keflavik, na Islândia, pronto para regressar ao mar. A bordo seguia o capitão Halldór Gudjón Halblórsson e a sua tripulação, 10 homens entre os 19 e os 55 anos. Vivem no barco durante meses e só voltam a terra quando o trabalho está pronto ou quando as condições atmosféricas os empurram para lá - ou, como neste caso, têm de ir buscar alguns jornalistas. Desde os 14 anos que Halldór trabalha no mar, tal como o pai e o avô fizeram, mas acredita que a tradição familiar ficará por aí, pois não prevê que nenhum dos três filhos lhe siga as pisadas. "Adoro o mar mas detesto as tempestades. Sou capitão desde os 25 anos e há sete que lidero o Erling", conta àSÁBADOnuma altura em que o sol ainda não se mostrava.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.