Sábado – Pense por si

Roteiro dos sabores fumados de Trás-os-Montes

Rita Bertrand 24 de janeiro de 2019 às 15:00

Em pleno inverno, a região celebra um santo popular do verão, chamando "São João das chouriças" à sucessão de feiras dedicadas ao fumeiro. De Chaves a Vinhais, Montalegre e Bragança, são oportunidades para provar os melhores presuntos e enchidos de porco bísaro e iguarias da região, como mel, folares e pão

Toda a gente sabe o que é uma alheira, que é um enchido de carne e gordura de porco, misturada com carne de aves (ou de caça, vaca, salpicão ou presunto envelhecido), pão de trigo, azeite e banha, condimentados com sal, alho, colorau e, por vezes, picante. Poucos sabem, no entanto, que só a de Mirandela tem direito a certificação regional, e apenas se for feita com porco de raça bísara (de criação circunscrita aos distritos transmontanos, Bragança e Vila Real, magro, de pernas altas e orelhas pendentes, bem diferente do roliço alentejano) pelo menos a 50%, eventualmente cruzado com as raças Landrace, Large White, Duroc e Pietrain.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.