Dez cidades para entrar no novo ano em Portugal, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Brasil, EUA, Dubai ou China. Ainda vai a tempo de reservar lugar.
Rio de Janeiro. Brasil
A celebração de Ano Novo em Copacabana é uma das maiores do mundo e reúne mais de 2 milhões de pessoas. Há até quem aponte para anos com 3 milhões, mas a medição de multidões deixa sempre a desejar. Uma coisa é certa: é muita gente e a maioria das pessoas vai vestida de branco, seguindo a tradição de atrair paz e boas energias.
A extensa praia transforma-se num imenso palco, com vários concertos ao longo da noite, que vão do samba à música pop. Para entrar em 2026, já estão confirmados Gilberto Gil, João Gomes e o DJ Alok. Um dos momentos mais esperados é o espetáculo de 12 minutos de fogo de artifício lançado a partir de balsas no mar, iluminando o céu e refletindo-se nas águas.
Há também manifestações religiosas, como as oferendas a Iemanjá, que dão um toque espiritual à festa. Além dos eventos públicos, os hotéis e clubes da orla organizam festas privadas que duram até de manhã.
Saiba mais em copacabana.com/reveillon
Nova Iorque, EUA
O Ano Novo em Times Square é uma das celebrações mais emblemáticas do planeta, imortalizada por filmes e séries de televisão. Milhares de pessoas enfrentam o frio intenso da cidade norte-americana para assistir à famosa descida da bola de cristal, que marca a contagem decrescente para a meia-noite.
O ambiente inclui atuações musicais, luzes, ecrãs gigantes e uma atmosfera de entusiasmo difícil de igualar. Há festas em rooftops um pouco por toda a cidade, bares abertos noite dentro, eventos privados em hotéis e os muito procurados cruzeiros pelo rio Hudson. Qualquer que seja a opção, fica a garantia de que, em algum momento, terá vistas únicas para o fogo de artifício que vão encher os céus da Grande Maçã.
Noutros locais da cidade, como o Central Park e a zona de Brooklyn, também decorrem grandes celebrações marcadas pela diversidade cultural e pela energia de Nova Iorque.
Mais informações em timessquarenyc.org
Londres, Inglaterra
A festa de fim de ano em Londres combina tradição, elegância e modernidade num espetáculo impressionante ao longo do rio Tamisa. A roda gigante London Eye ilumina-se, servindo de elemento central para o espetáculo pirotécnico.
As badaladas do Big Ben marcam o ritmo até ao fogo de artifício, coordenado com música e luzes. Alguns dos melhores locais para assistir, como a Westminster Bridge e a South Bank, são dos mais procurados, por isso convém chegar cedo, muito cedo, por exemplo, ao fim da tarde. Não se esqueça de levar farnel e a garrafa de espumante. A cidade oferece ainda festas privadas em pubs históricos, cruzeiros festivos e eventos culturais variados. No dia seguinte, prepare-se para a Parada de Ano Novo, com bandas, artistas e carros alegóricos a percorrer as ruas da cidade. Isto, claro, se conseguir recuperar da noitada numa das cidades mais visitadas do mundo (cerca de 21 milhões de turistas em 2024).
Saiba tudo em visitlondon.com
Dubai, Emirados Árabes Unidos
No Dubai, quase tudo é sinónimo de extravagância, inovação e luxo. A festa de Ano Novo não fica atrás. O principal destaque é o enorme espetáculo de luzes e fogo de artifício no Burj Khalifa, que transforma o maior arranha-céus do mundo numa gigantesca tela vertical. Outros pontos, como a Palm Jumeirah e a Marina, também oferecem espetáculos luminosos sincronizados, criando uma coreografia visual sobre a arrojada e quase milagrosa arquitetura da cidade. Muitos hotéis de cinco estrelas organizam jantares sofisticados e festas exclusivas (reserve o quanto antes), enquanto navios de cruzeiro percorrem a baía oferecendo vistas privilegiadas. Outra opção é rumar ao deserto para uma festa nas dunas , num ambiente mais tradicional, sob o céu estrelado.
Conheça alguns dos programas disponíveis em dubainewyeareve.com
Berlim, Alemanha
Sendo uma das cidades mais vibrantes da Europa, o Ano Novo em Berlim destaca-se por ser um dos dos maiores eventos de rua do continente. Celebra-se entre o Portão de Brandemburgo e a Coluna da Vitória, uma extensa área já conhecida por ser o recinto privilegiado de festas públicas na capital alemã, como o Pride ou o Campeonato da Europa de futebol de 2024. A zona é transformada numa enorme área festiva com música, comida, bebida e espetáculos ao vivo. O ambiente é descontraído e multicultural, sendo o momento da contagem decrescente acompanhado por um espetáculo de fogo de artifício que ilumina o céu berlinense. Leve em linha de conta que, na Alemanha, a pirotecnia é uma tradição muito querida. Prepare-se: muitos dos participantes da festa de rua vão levar os seus estojos e malas de fogos para rebentar à hora certa. Depois da meia-noite, há clubes e festas privadas à sua espera, já que a cidade é conhecida pela vida noturna sem rival.
Toda a informação em visitberlin.de
Hong Kong, China
Em Hong Kong, celebra-se o Ano Novo ocidental num dos cenários urbanos mais impressionantes do planeta: o Porto Victoria. Os arranha-céus iluminam-se com animações e jogos de luz que fazem parte de um espetáculo sincronizado com fogo de artifício e lasers. As margens da baía enchem-se de residentes e turistas que procuram o melhor ponto para observar o espetáculo, mas também há muito para descobrir nos rooftops, cruzeiros e restaurantes com vistas panorâmicas. A diversidade cultural de Hong Kong mistura tradições ocidentais com influências asiáticas, criando uma atmosfera única onde a gastronomia está sempre em destaque. Cruzar o porto num dos barcos da Star Ferry é um programa a não perder. A contagem decrescente é projetada em ecrãs gigantes, para euforia das centenas de milhares que compõem a audiência nas ruas.
Saiba mais em discoverhongkong.com
Edimburgo, Escócia
O Hogmanay de Edimburgo é uma das celebrações de Ano Novo mais singulares do mundo. Remonta há mais de 1000 anos, tem influências vikings, gaélicas e francesas e já esteve proibido em alguns momentos da História.
As ruas do centro enchem-se de música, dança e eventos culturais, incluindo o famoso desfile de tochas que ilumina a cidade a 29 de dezembro. À meia-noite, os fogos sobre o Castelo de Edimburgo criam um cenário mágico que encanta visitantes e locais. A música tradicional, incluindo o célebre Auld Lang Syne, é entoada por multidões em uníssono. Nos dias que se seguem, há concertos, espetáculos e atividades ao ar livre, com destaque para a noite de 31, com música ao vivo, DJ, ecrãs gigantes e muita comida e bebida, além do tradicional fogo de artifício. Mais informações em
edinburghfestivalcity.com
Madeira, Portugal
Não há espetáculo de pirotecnia como o do Ano Novo na ilha da Madeira. Basta lá ir para tirar as dúvidas. É internacionalmente reconhecido e já entrou para o Livro Guinness dos Recordes. O anfiteatro natural do Funchal oferece um cenário perfeito para esta celebração que combina beleza paisagística e clima ameno. Na noite de 31 de dezembro, cruzeiros atracam na baía para ver os fogos, que são lançados de vários pontos sincronizados, criando uma verdadeira coreografia luminosa sobre o mar e as encostas. As ruas do centro enchem-se de música, animação e bancas com produtos regionais, gerando um ambiente acolhedor. Muitos hotéis organizam jantares de gala, acompanhados de música ao vivo e festas que se prolongam madrugada dentro. Mais informações em
visitmadeira.com
Lisboa, Portugal
Na capital portuguesa, todos os caminhos vão dar à Praça do Comércio, com milhares de pessoas à espera da contagem decrescente ao som de concertos gratuitos. A programação costuma incluir artistas portugueses de renome, criando um ambiente festivo que atrai tanto locais como visitantes. Vá com tempo, porque as medidas de segurança têm aumentado e provocado algum congestionamento. À meia-noite, o céu sobre o rio enche-se de fogo de artifício e muitos prolongam a noite nos bares e discotecas do Cais do Sodré e Bairro Alto. Para quem preferir algo mais descontraído, os miradouros da cidade proporcionam vistas privilegiadas para os fogos. Já há festas programadas para o Pavilhão Carlos Lopes, Torre Vasco da Gama e LAV - Lisboa ao Vivo.
Mais informações em visitlisboa.com
Porto e Gaia, Portugal
A Avenida dos Aliados assume o papel central na festa, com concertos que atraem multidões, mas é sempre do fogo de artifício de Porto e Gaia que se fala. À meia-noite, os caminhos vão dar à Ribeira, onde bares e restaurantes se enchem de música e convívio, sempre com vista para o rio Douro. Os cruzeiros festivos também são muito procurados, oferecendo uma perspetiva diferente do espetáculo luminoso que sempre acontece a partir das duas margens do Douro e de dispositivos colocados em vários pontos do rio. É um quase São João, com temperaturas mais baixas, sem martelinhos, mas com a energia típica da cidade e das pessoas que lá vivem. Destaque também para a famosa festa que acontece na Alfândega do Porto (vai na 13.ª edição), com DJ, música ao vivo, jantar e festa até de manhã.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.