Sábado – Pense por si

Na Rota do Fresco: paredes que contam histórias do Alentejo

Rita Bertrand 23 de novembro de 2018 às 15:31

De Évora a Portel, Alcáçovas, Cuba ou Vidigueira, a Rota do Fresco abrange 15 concelhos, em cujas igrejas, capelas e ermidas subsistem pinturas murais, algumas com mais de 400 anos. Mostram um passado de devoção, traçado a pigmentos feitos a partir da natureza, que vale a pena descobrir, entre outros tesouros - do cante ao vinho de talha

Têm mais de 200, 300, 400 anos, aos quais resistiram sob outras camadas de tinta ou por baixo de altares de talha, as pinturas murais das igrejas, capelas e ermidas alentejanas que fazem parte da Rota do Fresco, um circuito turístico inaugurado em 1998. No seu 20º aniversário, a empresa Spira, que se dedica à revitalização do património, juntou gente que ali vive num longo périplo pelo património - e aSÁBADOtambém foi. A conclusão é de que o trabalho está longe de estar acabado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.