Sábado – Pense por si

Uso mapa para me perder

Alfredo Leite
Alfredo Leite 18 de novembro de 2023 às 11:00

Conhecer os mapas para poder contrariar as instruções e ir rumo ao desconhecido exige sentido de orientação, espírito de aventura e sorte.

Num tempo em que o mapa cabe na palma da mão e é movido a GPS de competências variáveis, eu nunca abandonei a velha escola. E não é apenas pela circunstância de uma boa parte do mundo que me fascina ainda não ser banhada por essa imensa onda 5G de altíssima velocidade. A viajar, quase sempre é preciso saber andar devagar e, também por isso, gosto - e até coleciono - mapas em papel, documentos em vias de extinção, que nos obrigam a olhar o território com alguma tranquilidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro