Sábado – Pense por si

Trump deseja "boa sorte" ao Reino Unido nas eleições

Presidente norte-americano falou ao telefone com a primeira-ministra britânica

O Presidente norte-americano, Donald Trump, desejou esta terça-feira "boa sorte" aos britânicos nas eleições legislativas antecipadas, marcadas para dia 8 de Junho, numa conversa telefónica com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

"O Presidente, Donald J. Trump, recebeu uma chamada telefónica da primeira-ministra, Theresa May, sobre a sua intenção de convocar uma eleição especial em junho", indicou a Casa Branca, num breve comunicado.

O chefe de Estado norte-americano "desejou boa sorte ao povo britânico durante o seu processo eleitoral", acrescenta a mesma nota.

Num encontro com May na Casa Branca em Janeiro - a primeira líder internacional que recebeu após a posse como Presidente dos Estados Unidos -, Trump elogiou o que disse ser o "maravilhoso" 'Brexit' (decisão do Reino Unido de sair da União Europeia), e que por várias vezes se gabou de ter previsto, apesar de apenas ter feito comentários evasivos antes da votação no referendo, em Junho do ano passado.

Trump deverá visitar o Reino Unido antes do final do ano, mas ainda não foi avançada uma data.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.