Sábado – Pense por si

Sismo registado nos Açores não causa danos

29 de agosto de 2016 às 08:42
As mais lidas

Um sismo que atingiu os 4,0 na escala de Richter foi sentido e registado esta madrugada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores

Em comunicado, oInstituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que o abalo, até ao momento, "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) em Flamengos e Horta na Ilha do Faial".

De acordo com o instituto, o epicentro do sismo registado pelas 04h35 localizou-se a cerca de 30 km a Oeste do Capelo (Faial).

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,0 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

Segundo o IPMA, a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.

Um pouco depois, pelas 5h29 (hora de Lisboa), foi registado outro sismo, este de magnitude 6,9, que atingiu o centro do Atlântico, a norte da Ilha de Ascensão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sem que no imediato tenham sido dadas informações sobre danos.

O sismo atingiu o equador norte da ilha remota, sendo pouco provável que pessoas tenham sido afectadas, segundo o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Serviço Meteorológico Nacional indicou não ser esperado um tsunami.