Sábado – Pense por si

Síria: ONU aprova resolução de apoio à trégua

Conselho de Segurança aprovou acordo entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição armada, apoiada pela Rússia e Turquia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje por unanimidade uma resolução de apoio à trégua na Síria, acordada entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição armada, apoiada pela Rússia e Turquia.

Os 15 membros do órgão máximo de decisões da Organização das Nações Unidas (ONU) votaram a favor da resolução, que apoia os esforços para facilitar o caminho para uma nova ronda de negociações prevista para final de Janeiro em Astana (Cazaquistão).

O cessar-fogo na Síria, acordado pelos acordos de Moscovo e Ancara, está em vigor desse as 22:00 GMT de quinta-feira (a mesma hora em Lisboa) e foi aceite tanto pelo exército sírio como pelos rebeldes e grupos da oposição.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.