Sábado – Pense por si

Retomadacirculação de comboios na Ponte 25 de Abril

A circulação de comboios na ponte que liga Lisboa à margem Sul esteve condicionada devido à queda de uma catenária.

A circulação de comboios na Ponte 25 de Abril, que liga Lisboa à margem Sul, ficou normalizada às 05:00, depois de ter estado condicionada devido à queda de uma catenária, segundo informação disponível na página da Fertagus.

Pedro Catarino/Sábado

Segundo a Fertagus, que explora aquele serviço de transportes, a queda da catenária ocorreu pelas 17:30, tendo a circulação ficado suspensa na via descendente entre Sete Rios e Alvito A, em Lisboa.

A circulação fez-se em ambos os sentidos pela via ascendente entre as referidas estações.

Esta ligação ferroviária entre Lisboa e a margem Sul foi inaugurada em 29 de julho de 1999 com o objetivo de retirar carros da Ponte 25 de Abril.

A travessia liga as estações de Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal e conta com 10 estações na margem Sul e quatro na capital.

Na ferrovia, a catenária é um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.