Sábado – Pense por si

Presidente da República homenageia atletas olímpicos e paralímpicos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageia hoje as missões aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, numa cerimónia no Museu dos Coches, em Lisboa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageia hoje as missões aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, numa cerimónia no Museu dos Coches, em Lisboa.

No Rio de Janeiro, a judoca Telma Monteiro conquistou a única medalha para as cores lusas nos Jogos Olímpicos, ao conseguir o bronze na categoria de -57 kg.

Além da medalha conquistada por Telma Monteiro, Portugal conseguiu mais alguns lugares de destaque, como o quarto lugar do K2 1.000 de Emanuel Silva e João Ribeiro, os quintos de Fernando Pimenta (K1 1.000) e João Silva (triatlo).

Patrícia Mamona e Nelson Évora foram sextos no triplo salto, um lugar igual ao que Ana Cabecinha conseguiu nos 20 km marcha e que Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes alcançaram no K4 1.000, enquanto Nelson Oliveira foi sétimo no contra-relógio.

Na competição paralímpica, Portugal conquistou quatro medalhas, todas de bronze, por Luís Gonçalves (200 metros T12), Manuel Mendes (Maratona T45/46), a equipa de boccia (BC1/BC2) e José Machado na mesma modalidade, mas na categoria BC3.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.