Sábado – Pense por si

Novo álbum de David Fonseca sai em Maio

O disco Radio Gemini sai no fim de Maio. A nova digressão, já com inéditos deste novo registo começará um dia depois no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

O músico David Fonseca edita a 25 de Maio o álbum Radio Gemini, numa altura em que cumpre 20 anos dedicados à música, revelou a editora Universal. O último álbum de originais de David Fonseca remete para 2015, quando saiu Futuro Eu, com canções em português.

Em 2017, lançou Bowie70, um álbum de homenagem a David Bowie, no qual interpreta temas do autor britânico ao lado de mais de uma dezena de convidados, como Rui Reininho, Camané, António Zambujo, Márcia e Rita Redshoes. Também no ano passado, a antecipar a edição de Radio Gemini, o músico lançou o tema Get Up.

Nascido em Leiria em 1973, David Fonseca deu-se a conhecer na música através dos Silence 4, que se estrearam em 1998 com o álbum Silence Becomes It. A carreira a solo lançou-se em 2003 com o álbum Sing Me Something New, seguindo-se outros cinco discos de originais, um álbum ao vivo e várias edições de canções de natal, para fãs.

David Fonseca tem dispersado o trabalho criativo com outros autores, ao integrar o colectivo Humanos, ao compor para Sérgio Godinho e ao participar num espectáculo de tributo a Leonard Cohen. Em 2012, editou o livro de fotografia Right Here, Right Now.

A nova digressão, já com inéditos de Radio Gemini começará a 26 de Maio no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), seguindo-se concertos a 29 de maio no Convento São Francisco (Coimbra), a 9 de Junho na Casa da Criatividade (São João da Madeira) e a 16 de Junho no Cine-Teatro Louletano (Loulé).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.