Sábado – Pense por si

Monchique e Vila Pouca de Aguiar continuam a preocupar

Monchique tem no terreno 603 operacionais e continua com três frentes activas. Em Vila Pouca de Aguiar estão 197 bombeiros. Incêndio em Silves já foi dominado

O incêndio que deflagrou em Silves na noite de quinta-feira já foi dado como dominado. Só Monchique e Vila Pouca de Aguiar continuam a lavrar com intensidade e a preocupar as autoridades. 

Os incêndios denominados como "ocorrências importantes" pela Protecção Civil, tanto de Monchique, distrito de Faro, como o de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, possuem duas frentes activas e são ambos "preocupantes" para as autoridades.

Esta madrugada, uma das três frentes do incêndio de Monchique, que tem no terreno 603 operacionais, apoiados por 195 veículos, foi dominada. Uma outra estava controlada em 60%, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

A terceira frente activa na localidade de Fóia lavrava a oeste e "não tem acesso a veículos de combate", indicou fonte do posto de comando de operações. 

Já o incêndio de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, é também uma reactivação do fogo que teve início na segunda-feira. Chegou a ser dado como extinto na tarde de terça-feira e como dominado na quinta. Neste momento, 197 operacionais e 58 meios terrestres estão a combater as duas frentes activas. s.

Esta manhã, a página da Internet da ANPC contabilizava 30 incêndios rurais activos em todo o país, que mobilizam 1.334 operacionais e 454 meios terrestre, sendo o distrito de Faro aquele que mobiliza mais bombeiros, 529, nas três ocorrências em destaque na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.