Sábado – Pense por si

Inverdades sobre o euro

20 de janeiro de 2011 às 12:33

Numa interessante entrevista recente dada pelo Professor Ferreira do Amaral a um jornal português, os jornalistas pedem-lhe uma reflexão sobre a crise do euro e a política económica vigente.

Dizem os jornalistas (ambos sobejamente reconhecidos na profissão) a certa altura que o Professor Ferreira do Amaral foi um dos poucos, senão mesmo o único economista, fora da órbita do PCP, que criticou o euro, alertou para os problemas graves que hoje vivemos e antecipou o actual cenário. Que o Professor Ferreira do Amaral fez tudo isso é verdade. O que é rotundamente falso é que fosse um dos poucos economistas. É uma mentira sistematicamente repetida na nossa comunicação social que já começa a aborrecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.