Quando o telefone toca na Europa, é Angela Merkel que atende. José Sócrates sabe isso e não se enganou no número.
A acreditar no que conta o "Guardian", a sua voz era desesperada. Não se consegue imaginar a cena porque ninguém vê Sócrates a implorar ajuda ou, mais modestamente, a pedir conselhos. Strauss-Kahn, o chefe do FMI, também não, porque o julga incapaz de seguir qualquer conselho que lhe seja dado: como opinião sobre Sócrates é mortal. A notícia, se existe, é essa: Sócrates a pedir ajuda e a empenhar a sua arrogância. Tudo em troca da sua sobrevivência política. Aparentemente, a senhora Merkel fez ouvidos de mercador, porque não se comove com a arte de falhar dos seus colegas. O problema é que Sócrates se considerava um CEO que distribuía benesses como se fossem rosas. Agora surge no papel de devedor, o que não é uma redenção fácil para quem costuma dar. Daniel Defoe, talvez o primeiro jornalista financeiro, escreveu em 1706: "Os devedores abusam dos credores, e os credores deixam morrer de fome e assassinam os seus devedores." Tudo tem a ver com o crédito, aquilo que considerava a irmã mais nova do dinheiro no mundo do comércio. Dizia Defoe: se a cortejares, ou a perdes ou então tens de a comprar a juros insensatos. Não se espera que a senhora Merkel nos queira ver a perecer à fome. Mas cortejá-la requer dotes de elegância que manifestamente Sócrates não tem. Por isso talvez o telefonema tenha decorrido noutros moldes. Nem Sócrates tem jeito para pedir, nem Merkel para ceder. Talvez por isso o episódio se pareça mais com um recado a Portugal.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.