NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Precisa apenas de ganhar nove pontos a Vettel e dois a Rosberg nas quatro provas até ao final da época
O britânico Lewis Hamilton pode sagrar-se no domingo tricampeão mundial de Formula 1, na 16.ª etapa, que se irá realizar no Circuito das Américas, nos Estados Unidos, precisando para isso de ganhar nove pontos a Sebastian Vettel.
Com quatro corridas ainda por disputar (100 pontos), o piloto da Mercedes, grande dominador da época de 2015, ao vencer nove das 15 provas já realizadas, segue actualmente com 302 pontos, 66 de vantagem sobre o alemão da Ferrari Sebastian Vettel (236) e 73 sobre o companheiro de equipa alemão Nico Rosberg.
Por isso, para chegar a um terceiro título mundial e igualar o número de triunfos de figuras como o compatriota Jackie Stewart, os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, ou o austríaco Niki Lauda, Hamilton precisa apenas de, nas quatro provas até ao final da época, ganhar nove pontos a Vettel e dois a Rosberg.
Como nenhum dos ainda possíveis campeões (Vettel e Rosberg), mesmo vencendo as quatro provas de 2015, pode igualar os nove triunfos de Hamilton (ambos somariam sete), o britânico tem já garantida a vantagem em caso de um empate pontual.
Vencedor da corrida americana em 2013 e 2014, os 25 pontos de uma nova vitória no Circuito das Américas seriam o melhor 'atalho' para a consagração de Hamilton, uma vez que caso Vettel não fizesse melhor do que o terceiro lugar, que vale 15 pontos, conseguiria desde logo o título.
Mas nem só a vitória serve ao britânico. Hamilton também festejará caso termine no segundo posto, tendo para isso que esperar que Vettel não vá além do sexto posto. Caso termine em terceiro, o tricampeonato será apenas viabilizado com um 8.º posto (ou pior) de Vettel, que valeriam ao alemão quatro pontos.
O título é ainda possível no caso de Hamilton terminar em quarto e amealhar os respetivos 12 pontos, tendo para isso que esperar que o alemão não vá além do nono posto, que dá direito a dois pontos, podendo também cantar vitória caso termine em quinto (10 pontos) e Vettel seja nono (1 ponto).
Quanto a Rosberg, terceiro classificado do campeonato, a única opção que lhe poderá ainda fazer sonhar com uma improvável conquista do título é terminar à frente de Hamilton. A excepção a essa obrigatoriedade é em caso de Hamilton terminar em nono e Rosberg em 10.º, situação que apenas faria Hamilton ganhar um ponto ao companheiro de equipa.
A 16.ª das 19 provas do Mundial está marcada para 25 de Outubro nos Estados Unidos, ficando por disputar os Grandes Prémios do México, do Brasil e de Abu Dhabi.
Hamilton pode sagrar-se tricampeão mundial de Fórmula 1
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.