Sábado – Pense por si

FIFA só avalia candidatura de Platini um mês antes das eleições

Só será tomada uma decisão em Janeiro de 2016. Comité de Ética admitiu cinco candidatos

O Comité de Ética da FIFA admitiu cinco candidaturas à presidência do organismo, remetendo para Janeiro uma decisão sobre a lista de Michel Platini, líder da UEFA, que se encontra suspenso.

O organismo, que avaliou todas as candidaturas à presidência, aceitou as do suíço Gianni Infantino, braço direito de Platini e secretário-geral da UEFA, do francês Jérôme Champagne, do jordano Ali Bin Al Hussein, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, do Kuwait, e do sul-africano Tokyo Sexwale, e adiou a decisão sobre a de Platini para o fim da sua suspensão. 

Michel Platini foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA a 8 de Outubro deste ano, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, tal como o presidente demissionário do organismo, o suíço Joseph Blatter, o secretário-geral, o francês Jérôme Valcke.

As eleições da FIFA estão marcadas para 26 de Fevereiro, em Zurique.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.