Sábado – Pense por si

Detidas 15 pessoas e apreendida droga no Festival Músicas do Mundo

Onze detenções deveram-se a tráfico de estupefacientes, três a posse de arma proibida e uma a condução com excesso de álcool

Cento e quarenta doses de MDMA /speed apreendidas, 60 de cocaína e quinze detenções é o balanço do policiamento da Guarda Nacional Republicana no Festival Músicas do Mundo, informou hoje a GNR.

Onze detenções deveram-se a tráfico de estupefacientes, três a posse de arma proibida e uma a condução com excesso de álcool, refere um comunicado da GNR, acrescentando que a operação de policiamento do festival decorreu entre 22 de Julho e domingo último.

Durante a operação foram apreendidas ainda 119 doses de liamba, 47 doses deecstasy, 43 selos de LSD, 588 doses de haxixe, um aerossol de defesa, uma faca de abertura automática e uma faca de mato.

A GNR contabilizou ainda 132 contra-ordenações por consumo de estupefacientes, 39 contra-ordenações ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira e 82 contra-ordenações rodoviárias.

Direccionada para a segurança do Festival, que decorreu de 22 a 29 de Julho em Porto Covo e Sines, a operação mobilizou 299 militares e terminou no domingo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.