Sábado – Pense por si

Detectado foco de poluição na praia do Ouro em Sesimbra

08 de setembro de 2018 às 08:49
As mais lidas

A Polícia Marítima verificou tratar-se de "poluição por hidrocarbonetos, concentrada numa área com cerca de 200 metros quadrados".

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou hoje ter sido detectado um foco de poluição na praia do Ouro, em Sesimbra, distrito de Setúbal, alegadamente originada pela lavagem de tanques de combustível por uma embarcação.

Numa informação enviada à Lusa, a AMN esclarece que a situação foi detectada na manhã de sexta-feira, tendo a Polícia Marítima verificado tratar-se de "poluição por hidrocarbonetos, concentrada numa área com cerca de 200 metros quadrados".

Numa acção concertada entre várias entidades para "concentrar a poluição na menor área possível", foi usado "material absorvente de hidrocarbonetos e colocada uma barreira de contenção de modo a confinar o foco de poluição junto ao esporão poente da praia do Ouro", acrescenta a AMN.

A AMN esclarece que, à tarde, esteve no local o delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que "confirmou não existir perigo para a saúde pública", pelo que a praia não foi interditada.

A situação ficou normalizada ao final do dia, mas hoje, a Agência Portuguesa do Ambiente "tem previsto proceder à recolha de água desta praia para realização de análises".

"Não foi possível detectar a fonte poluidora, mas tudo leva a crer que se tenha tratado duma situação de lavagem de tanques de combustível realizada por um navio ou uma embarcação durante a noite passada ao largo de Sesimbra", acrescenta a AMN.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.