Sábado – Pense por si

Como tornar o IVA mais eficiente e socialmente mais justo?

12 de julho de 2011 às 12:31

No passado dia 5 de Junho, assistiu-se em Portugal a uma viragem política e de rumo do país, e que, não mais do que o resultado de uma mobilização generalizada dos cidadãos portugueses com o objectivo de MUDAR. Foi assim clara e amplamente sufragado o programa eleitoral do PSD, onde se incluem medidas que obrigarão certamente a alterações muito significativas ao nível do IVA, e consequentemente, na vida de todos os cidadãos portugueses!

Há correntes de opinião que defendem que o IVA é um imposto "cego" e injusto porque afecta a todos de igual forma, apesar das disparidades dos rendimentos disponíveis. Outros defendem que, as alterações na fiscalidade indirecta ou dos impostos sobre o consumo, como é o caso do IVA, permitem alcançar determinados objectivos que de outra forma não seriam alcançados pelo facto de o IVA abranger todos os consumidores, até mesmo aqueles que se encontram fora do sistema.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.