A bola hoje leiloada foi utilizada em 22 de junho de 1986, no decorrer do jogo dos quartos de final do Mundial do México, em que a Argentina venceu a Inglaterra por 2-1, quatro anos após o conflito entre os dois países, com a guerra das Malvinas.
A bola com a qual Diego Maradona marcou um dos golos à Inglaterra no Mundial1986, num lance que disse ser com a ajuda da "mão de Deus", foi leiloada esta quarta-feira por dois milhões de libras.
Reuters
A leiloeira Graham Budd, sediada em Londres, anunciou em outubro que esperava uma venda entre 2,5 (2,8 milhões de euros) e três milhões de libras (3,4 ME), bem acima da precedente venda recorde de 420.000 libras (479.000 euros) angariadas com a chama olímpica dos Jogos de Inverno Helsínquia1952.
A bola hoje leiloada foi utilizada em 22 de junho de 1986, no decorrer do jogo dos quartos de final do Mundial do México, em que a Argentina venceu a Inglaterra por 2-1, quatro anos após o conflito entre os dois países, com a guerra das Malvinas.
No jogo ficaram para a história os dois golos de Maradona, o primeiro aos 51 minutos, num lance em que o árbitro não detetou a infração do jogador argentino, ao colocar a mão junto à cabeça, fazendo o movimento para desviar a bola.
Maradona disse, a propósito do golo, que o mesmo foi marcado "um pouco com a cabeça, e um pouco com a mão de Deus".
Já o segundo golo, apontado poucos minutos depois, foi considerado o golo do século, num lance em que Maradona arrancou antes de meio-campo, fintou cinco adversários e apareceu a desviar do guarda-redes Peter Shilton, para fazer então o 2-0.
A vitória abriu caminho para o título Mundial da Argentina, num torneio que consagrou Maradona como um dos melhores jogadores da história.
"Esta bola faz parte da história do futebol internacional. É sem dúvida um bom momento para partilhar com o mundo", disse o árbitro Ali Bennaceur, que era o proprietário da bola, citado pela leiloeira.
Depois da morte de Maradona, aos 60 anos, em novembro de 2020, o árbitro tunisino disse à AFP não ter visto a mão, mas que teve dúvidas.
Já em maio, a camisola utilizada por Maradona no jogo foi leiloada pela Sotheby's por 9,3 milhões de dólares (cerca de 8,9 milhões de euros).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.